domingo, 6 de junho de 2010

Encontro de Jovens Irmãos De La Salle

Os Jovens Irmãos da Província Lassalista de Porto Alegre (Irmãos que ainda não têm votos perpétuos), costumam encontrar-se pelo menos três vezes ao ano para partilharem suas vidas e suas caminhadas vocacionais. Na Província Lassalista de Porto Alegre, os Irmãos que vivem no Centro-Oeste e Norte, fazem naquelas regiões seus encontros e os Irmãos que realizam sua missão na região sul, fazem nessa região seu encontro. Neste ano, o primeiro encontro dos jovens Irmãos aconteceu em Porto Alegre, no mês de janeiro, o terceiro acontecerá em Santa Catarina, em outubro, e o segundo encontro se realizou neste final de semana de 04 a 06de junho, em Nova Santa Rita-RS.

Nesse segundo encontro, os jovens Irmãos partilharam seus projetos de vida. Partilhar os projetos, significou aos jovens Irmãos um maior conhecimento de uns aos outros, seus porquês, seus processos, seus caminhos, seus objetivos. A cada partilha realizada, todos os presentes também puderam rever e acrescentar novos elementos aos seus projetos.

No último dia do encontro, o ex-Provincial do Chile, Ir.Carlos Ramade, e o atual Provincial da Província Lassalista de Porto Alegre, Ir.Jardelino Menegat, fizeram-se presentes no encontro. O Irmão Carlos, falou da Reestruturação das províncias que compreendem o Brasil e o Chile, pricipalmente do sentimento dos Irmãos chilenos em relação a essa reestruturação. O Ir.Jardelino, voltou sua fala ao "Ser Irmãos, hoje". Em sua explanação, solicitou que os Irmãos respondessem à pergunta "o que é ser Irmão, hoje?". Deste ponto, sintetizou a importância de cada jovem Irmão ali presente, para o mundo e para a missão do Instituto.

O espírito de acolhida de sobressaiu no decorrer dos dias. Ao final, os Jovens Irmãos, pelas suas partilhas, saíram sentindo-se mais apoiados e mais confiantes na importância de sua missão para a Igreja e para o mundo das pessoas que são atingidas pelos seus trabalhos.

Na vida é necessário que todos tenhamos um porquê, quem não tem esse fim ao qual quer empenhar suas energias e disposições, acaba por dispender energia em propostas que não dignificam a pessoa, mas antes, as tornam vazias. Quem tem um projeto de vida tem um porquê, sabe onde empregar suas disposições, sabe por onde caminhar para chegar à felicidade. Os jovens Irmãos dedicam toda sua vida à missão como Irmãos De La Salle e por ela se sentem realizados. VALE A PENA SER IRMÃO DE LA SALLE!





Um comentário:

  1. olá, meu caro ir. josé heber!
    estive visitando o seu blog "lasalleando", e notei que está bem mais bonito! parabéns pela nova apresentação! gostei da nova visualização, mais limpa e simpática!
    mt boa tb a iniciativa de divulgar suas atividades vocacionais aí na região... continue fazendo isso! é uma boa forma de divulgar nossa imagem e nossa atuação educativa!
    grande abraço!

    ResponderExcluir