.

POR QUE IRMÃOS DE LA SALLE?

Irmãos De La Salle, ou Lassalistas, em razão de serem membros do "Instituto dos Irmãos da Escolas Cristãs" fundado por São João Batista de La Salle, em 1684, na França, e, neste Instituto, viverem o espírito da Fraternidade, da fé e do Serviço, como irmãos.

La Salle foi Padre e criou uma Instituição de Religiosos Educadores que, por opção, não recebem o sacramento da Ordem. Esses Irmãos, como Religiosos Consagrados, professam cinco votos Religiosos, dois próprios de seu Instituto (Associação para o Serviço Educativo a Pobres e Estabilidade no Intituto)e três votos próprios da Vida Religiosa Consagrada (Pobreza, Castidade e obediência).

João Batista de La Salle (1651-1719) era de família nobre, da França. Seu pai foi conselheiro do Rei Luis XIV. Tocado pela falta de escolas para as crianças pobres de seu País, dedicou-se à criação de escolas para esses pequenos. Sua primeira escola foi fundada em 1679, após reunir em torno de seu projeto pessoas interessadas no mesmo objetivo educativo, no entanto, os que consegue reunir não tem muita formação. João batista os forma e mais tarde, renuncia a seus bens de Nobre francês, doando-os aos aos pobres. Em seguida, passa a viver com seus colaboradores, de forma simples. Como era Padre, João Batista alimenta em seus colaboradores uma espiritualidade cristã. Mais tarde, juntos, se associam como Religiosos Consagrados para o Serviço Educativo aos pobres. Nasce o "Instituto dos Irmãos da Escolas Cristãs" que, da França, espalhou-se pelo mundo.


Atualmente, são mais de 80 países que contam com a presença dos Irmãos De La Salle e com suas obras educativas, como colégios, Centros assistenciais e Universidades. Nesses países, há mais de 6.000 irmãos, 55.000 educadores e 1500 Comunidades Educativas que atingem, aproximadamente, 1 milhão de crianças, jovens e adultos.

A obra lassalista tem seu marco no Brasil em 1907, quando os primeiros Irmãos lassalistas por aqui chegaram. Em pouco mais de um século, a obra lassalista no Brasil já se estende a 12 estados atingindo um total de 50.000 pessoas através das comunidades educativas, onde atuam mais de 3.000 educadores.

A missão Lassalista, expressa nas obras educativas, é fazer acontecer o desenvolvimento integral da pessoa e a transformação da sociedade. Essa missão vai se concretizando, pois a obra Lassalista no Brasil compreende 35 mil alunos, mais de 3 mil colaboradores e 200 Irmãos que trabalham nas 42 instituições de Educação Básica, Ensino Superior e Obras Assistenciais.

COMO TORNAR-SE IRMÃO DE LA SALLE?

Ser um Religioso Lassalista, Consagrado a Deus, para o serviço Educativo aos pobres, implica, inicialmente, o interesse do jovem em se integrar a essa grande Obra de Deus. A partir desse interesse, alguns processos formativos vão acontecendo até que o jovem se torne Irmão Lassalista e possa realizar sua missão, de forma feliz. Em seguida, os passos do processo formativo:

1º. Contato com um Irmão Lassalista, a quem deve expressar seu desejo de conhecer mais a vida de Irmão; o jovem continua na convivência familiar.

2º. A partir desse contato, o Irmão encarregado de ajudar no processo de maturação vocacional dos jovens interessados em se tornar Irmãos Lassalistas, acompanha o jovem interessado, promove encontros formativos apresentando a ele o carisma Lassalista e a Vida de Irmão; o jovem continua na convivência familiar

3º. Depois de um tempo de acompanhamento, tendo o jovem decidido por continuar sua experiência de maturação vocacional, ele ingressa na Instituição, numa casa de formação, onde realizará seus estudos, conhecerá a Instituição à qual quer se associar, viverá em comunidade, fará uma experiência de fé, dentro da espiritualidade Lassalista e, tendo discernido com maturidade sua vocação, torna-se um Irmão Lassalista, consagrado a Deus, para o Serviço Educativo aos pobres.

Esse terceiro passo, que acontece na Instituição, subdivide-se em três etapas formativas: Juvenato, Postulado e Noviciado.

JUVENATO: A primeira etapa acontece quando o jovem deixa a casa dos pais e ingressa na Instituição Lassalista. O jovem tem que ter completado, no mínimo, o Ensino Fundamental. No Juvenato, o jovem conclui seu Ensino Médio. Junto à formação escolar, é oferecido ao candidato formação didático-pedagógica, musical (Instrumentos e voz), litúrgica, pastoral, espiritual, além de realizar experiência de vida comunitária, aprendendo a conviver com outros jovens de várias procedências. O formando realiza, ainda, um processo de acompanhamento pessoal com o objetivo de autoconhecer-se. No Brasil, existem dois Juvenatos, estando um localizado em Altamira-PA para atender os jovens do Norte e Nordeste; o outro está localizado em Carazinho-RS, e atende jovens da região Sul e Sudeste;


POSTULADO: A segunda etapa, segue a conclusão do Ensino Médio dos Formandos. Esta etapa tem duração de três anos. Nela, os jovens cursam o Bacharelado em Teologia, continuam rebendo formação didático-pedagógica, realizam uma experiência como educadores, executam trabalhos pastorais, fazem uma experiência de fé, a partir da espiritualidade Lassalista, realizam um processo de conhecimento pessoal e decidem por continuar seu processo formativo. Este período acontece na Cidade de São Paulo-SP e em três cidades do Rio Grande do Sul: Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas.

NOVICIADO: esta terceira e última etapa da formação Inicial, acontece em Porto Alegre-RS. O Noviciado tem duração de dois anos, sendo meio ano em uma comunidade de Serviço Educativo a pobres do Brasil ou do Chile. Nesta etapa, o jovem aprofunda sua experiência de fé, de pertença à Igreja e à Instituição; aprofunda alguns aspectos da formação teológica, estuda com maior profundidade os escritos lassalianos, a história e o fundamento da Vida Religiosa; realiza estágio numa obra com o intuito de conhecer o funcionamento da mesma, em todos os seus setores; realiza um processo de conhecimento pessoal com a intenção de conhecer suas motivações vocacionais. Ao fim desta etapa, tendo clareza em sua opção vocacional, o jovem consagra-se a Deus tornando-Se IRMÃO DE LA SALLE. Como Irmão, o jovem é enviado à uma Comunidade Lassalista onde se integrará, realizará sua missão e seus estudos.

Observação: Os jovens que já concluíram o Ensino Médio e desejam ser Irmãos, fazem uma experiência de um ano numa Comunidade de acolhida, ou num pré-postulado. O local onde se realiza essa experiência é, de maneira geral, flexível, pois depende da localidade de origem do interessado. Não fizemos referência a essa possibilidade no esquema acima apresentado por se tratar de um processo diferenciado.

QUER SABER MAIS SOBRE A VIDA RELIGIOSA LASSALISTA? QUER SE COLOCAR A SERVIÇO DE DEUS POR MEIO DA EDUCAÇÃO, COMO IRMÃO DE LA SALLE? É SÓ ENTRAR EM CONTATO CONOSCO:

Dioceses de Santa Cruz do Sul e Montenegro (Vales do Taquari e Rio Pardo):

Irmãos José Heber e Henrique:
Rua Pontes Filho, 340
Alto da Bronze
95880-000 ESTRELA-RS
E-mails: vocacao@lasalle.edu.br
jose.heber@lasalle.edu.br
henrique.longo@lasalle.edu.br

QUER CONHECER A HISTÓRIA DE SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE?

CLIQUE AQUI, LIVRO 1 - Vida e Obra de La Salle

CLIQUE AQUI, LIVRO 2 - Vida do Padre João Batista de La Salle, por Blain.

Leia o texto do "Lasalleando" sobre La Salle

Assista a um pequeno filme feito por alunos lassalistas, sobre a história de La Salle

Nenhum comentário:

Postar um comentário