sábado, 8 de maio de 2010

Semana De La Salle



(Fonte: http://www.lasalle.edu.br/portal/noticia.php?id=2190)

Mais de 50 instituições mantidas pela Rede La Salle no Brasil e outras tantas pelo mundo afora estão promovendo uma semana com intensas atividades em comemoração ao Dia De La Salle. Em 1900, La Salle foi proclamado, pelo Papa Leão XIII, santo herói nas virtudes cristãs. E em 1950, no dia 15 de maio, às vésperas do tricentenário de seu nascimento, o Papa Pio XII o proclamou Padroeiro Universal dos Professores e Educadores Cristãos. E há 59 anos se comemora esta data como Dia De La Salle.

SAIBA MAIS

João Batista de La Salle foi sacerdote e educador francês do século XVII. Nasceu em Reims no dia 30 de abril de 1651 e faleceu em Rouen, em 7 de abril de 1719. Natural de família nobre, estudou na Universidade de Reims e, depois, na Sorbonne, de Paris. Terminado seu doutorado em Teologia e ordenado sacerdote, se envolveu na direção de escolas e na formação de professores. Com estes, criou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecidos por Irmãos Lassalistas - primeira congregação religiosa masculina constituída exclusivamente de religiosos leigos, isto é, não sacerdotes. La Salle contribuiu para o surgimento da "civilização escolarizada", defendendo a obrigatoriedade do ensino também para a classe popular, possibilitando o acesso a ele pela gratuidade universal e cooperando para a melhoria da escola, sobretudo primária, com a fixação de um currículo mais preciso e rico e sua administração mais eficaz. Concorreu para o avanço da pedagogia, com a adesão ao modo simultâneo de ensino, que ajudou a sistematizar e a difundir, com o incremento do uso da língua vernácula e com iniciativas na linha do ensino secundário moderno e da educação emendativa. Mas seu mérito principal na área educativa reside em sua ação pela promoção do magistério. Cooperou para que a função de professor passasse a ser exercida mais profissionalmente e para que ele tivesse melhor preparo intelectual, técnico e espiritual. Para isso, criou a Escola Normal, assim como ela é modernamente entendida, e escreveu textos orientados como o "Guia das Escolas" e "Meditações" para educadores cristãos.

Oração de La Salle
Ó Deus, que escolhestes São João Batista de La Salle para a educação cristã das crianças e jovens, suscitai na vossa Igreja Educadores que se consagrem inteiramente à formação humana e cristã das crianças e jovens. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário