terça-feira, 4 de maio de 2010

Nossas Escolhas


Recebi em 2000, de meu promotor vocacional, Davi Rangel, um texto denominado "Nossas escolhas", cuja autoria é desconhecida. Eu estava no início de meu acompanhamento vocacional, e o referido texto me animou a fazer minhas escolhas. Eis o texto:


A vida pode ser definida como a “arte de escolher”. A cada instante, somos convidados a optar entre duas ou mais alternativas. A pior delas é nada escolher. O escritor Charles Maurois recorda um provérbio dos berberes, povo primitivo que vivia nas periferias dos desertos do norte da África: “Escolhe e vencerás. E se não há motivos para escolher. Escolhe ou perderás”.

A vida é um complicado desafio, uma corrida de obstáculos, em que a cada momento somos convidados a escolher. Os indecisos perdem a metade da vida, os decididos a duplicam. Na vida das pessoas – de forma consciente ou não -, existem prioridades. Mas uma delas é absoluta. A isso chamamos ideal. À semelhança do sol, o ideal ilumina todo o dia e torna-se referência para nossos atos. Tomar decisões e aceitar pagar o preço é a marca dos vitoriosos.

Cada um de nós é o artífice da própria história. Sorte ou azar são acontecimentos que surgem uma ou outra vez na vida. O próprio acaso, quase sempre, tem alguma relação com o nosso passado. A existência é marcada por uma lógica inflexível: há causas e efeitos. O dia de ontem tem algo a ver com o de hoje, e o dia de hoje prepara o amanhã. As escolhas vão direcionando a nossa vida.

O escritor Og Mandino, no livro “O Maior Milagre do Mundo”, analisa o poder das escolhas: “Dei-te o poder de pensar; dei-te o poder de amar; dei-te o poder de querer; dei-te o poder de criar; dei-te o poder de orar...”. Em seguida ressalta que o segredo de ser feliz reside nas escolhas: “Escolhe amar em vez de odiar; escolhe curar em vez de ferir; escolhe rir em vez de chorar; escolhe dar em vez de roubar; escolhe crescer em vez de apodrecer. Escolhe orar em vez de amaldiçoar; escolhe viver em vez de morrer. Um homem que faz essas escolhas é o maior milagre do mundo: é o autor do milagre”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário